Home » Laboratório Hidromecânico de Pequenas Centrais Hidrelétricas

Laboratório Hidromecânico de Pequenas Centrais Hidrelétricas

Nome do laboratório: Laboratório Hidromecânico de Pequenas Centrais Hidrelétricas
Campus: Itajubá
Nome do responsável: Oswaldo Honorato de Souza Junior
Telefone: 1867
Email: oswaldo@unifei.edu.br
Local onde o laboratório esta instalado : Instituto de Recursos Naturais (IRN) – Campus Itajubá
Àrea do laboratório em m² : Área total: 900 m² composto pelas bancadas de ensaios que compõem o Laboratório Hidromecânico Didático-Científico (LHDC) e o Laboratório Hidromecânico de Engenharia do Produto (LHEP)
Site:
O laboratório se classifica como : Ensino Pesquisa Extensão
Presta serviços externos: Sim
Multiusuário: Sim

Descrição dos serviços prestados:
1.) Cursos e aulas para a Engenharia Mecânica, Elétrica e Hídrica, relacionados às Pequenas Centrais Hidrelétricas, no qual são apresentados os conceitos básicos de geração hidrelétrica tais como: Energia Hidráulica, Potência Hidráulica, Classificação das Centrais Hidrelétricas, Arranjos e Componentes principais. Avaliação do potencial hidráulico disponível. Rendimentos. Potência Elétrica. Estudos Hidroenergéticos. Estruturas e Componentes Civis e Hidromecânicos. Procedimento para escolha da Turbina. Geradores Elétricos. Fator de Capacidade. Análise Econômica do empreendimento. Avaliação do potencial hidráulico disponível. Rendimentos. Potência Elétrica. Estruturas e Componentes Civis: Barragem. Vertedouro. Tomada d´água. Canal de adução. Câmara de Carga. Chaminé de Equilíbrio. Componentes Hidromecânicos. Condutos forçados: Turbinas Hidráulicas. Componentes Eletromecânicos. Subestação. Sistemas de controle e supervisão. Casa de Máquinas: componentes principais. Estimativa das dimensões.
2.) Estudos relacionados à análise de vibração, baseado nos diagnósticos de defeitos em máquinas rotativas – medidas e análise de vibração:
3.) ensaios em geral relacionados à máquina hidráulicas e condições de escoamento de fluido.

Empresas/Instituições Parceiras
Furnas Centrais Eletricas S.A.
NÚMERO DE ALUNOS ENVOLVIDOS:
Pós-doutorado 1
Doutorado 2
Mestrado 5
Graduação – IC 2
Graduação – Jovens Talentos 2
Graduação – TCC turmas da engenharia mecânica, elétrica e hidráulica
Thiago Correa Técnico em Hidráulica UNIFEI
Douglas Eric Machado Técnico em Eletrônica UNIFEI
Grupos de pesquisa que utilizam a infraestrutura :
Grupo de Estudos em Energias Renováveis – GEER
Grupo de Estudos e Pesquisas em Máquinas Hidráulicas – GEPMH
Grupo de Estudos em Energia – GEN
QUAIS PESQUISAS UTILIZAM A INFRA ESTRUTURA
Nome do projeto Coordenador Valor global do projeto (R$) Início Término Financiador
Desenvolvimento de sistema de interface do sinal de vibração para monitoramento da cavitação em turbinas hidráulicas tipo Francis Geraldo Lucio Tiago Filho R$ 798.995,70 mai/13 mai/16 Furnas Centrais Elétricas – S.A.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS
Nome do Equipamento: Quantidade Breve descrição Valor Unitário R$ (estimado)
Plataforma ensaios engenharia de produto 1 Plataforma composta por sistema de bombeamento e grupo turbina gerador para ensaios em modelos com 300mm de diametro ou prototipos de pequenas centrais hidreletricas. 7.000.000,00
Laboratorio Didático Cientifico LHDC 1 Possui circuitos com Canal Hidraulico para Ensaios, duas turbinas, uma em rede e outro para ensaios com rotação variavel, Bancadas de mecanica dos fluidos, Bancada de Desvio para estudo de transitorios hidraulicos, Bancada em espiral para estudo de transitorios hidraulicos, Bancada de turbina hidrocinetica. 6.000.000,00